Como saber se o meu filho já está pronto para fazer um maravilhoso ACAMPAMENTO?
Para saber se já é hora de mandar seu filho para um acampamento, não há uma regra. Em primeiro lugar, a criança precisa manifestar o desejo de ir. Ela precisa se envolver na escolha do local, conversar com amigos que já passaram por essa experiência e tem de estar ciente do que é um acampamento. Se for para dormir, a criança deve saber que ela não vai voltar para casa por alguns dias.
Na dúvida, faça esse teste. Por fim, é imprescindível visitar o local, ver se a estrutura é suficiente e se os monitores que vão conviver com as crianças também têm uma boa formação. Converse com outros pais que já tiveram alguma experiência com o estabelecimento escolhido. E aí... É só arrumar as malas!
a) Sim, ele adora e já está acostumado
b) Não, ainda não chegou a hora e acredito que não vá gostar
c) Mesmo diante dos convites, ele nunca se interessou
a) Sim. Ele sempre volta cheio de histórias para contar
b) Não, ele ainda é muito pequeno
c) Foi com a família de um amigo e chorou na primeira noite
a) Sim, desce e só volta horas depois
b) Às vezes, mas acho mais seguro que ele brinque em casa
c) Insisto para ele ir brincar, mas ele é muito tímido e prefere jogar videogame
a) Sim, foi ótimo e ele adorou a experiência com os amigos
b) Ele estava inseguro e preferi não mandar
c) Não, pois não quis participar
a) Expansivo e adora conversar
b) Muito apegado à família
c) Tímido e inseguro
Seu filho está pronto para acampar. Essa experiência será importante para que ele desenvolva melhor a sua autonomia. Ele vai aprender a se virar sozinho em atividades cotidianas, como organizar os seus pertences, tomar banho, escolher a roupa, além de se socializar com outras crianças. Não se preocupe se ele ficar inseguro na noite anterior ao dia de ir para o acampamento. Isso é normal e acontece porque ele vai enfrentar uma nova situação. Isso pode gerar expectativa e aumentar a ansiedade dele e a sua também. Conte a ele detalhes do lugar e incentive a experiência. Vai dar tudo certo!
Talvez seu filho já esteja pronto para acampar, mas a sua insegurança não está permitindo que ele expresse ou desenvolva essa vontade. Esse resultado mostra que você precisa analisar como está conduzindo e incentivando a autonomia do seu filho no dia a dia. Ele precisa ser capaz de se posicionar, discutir, conversar e, claro, de realizar pequenas atividades da rotina, como tomar banho, escolher a roupa, falar sobre as suas vontades e organizar as suas coisas. A sua insegurança prejudica a construção dessa independência. Por isso, aí vai a primeira dica: confie no seu filho! Depois, incentive-o a viver essa experiência. É importante também que você passe a mensagem de forma objetiva. Muitos pais, ainda que com a intenção de estimular a criança, dizem frases com duplo sentido, algo como: “Você vai se divertir, mas vai ter que fazer tudo sozinho e não pode chorar de saudade, hein?”. Após vencer o primeiro desafio, você vai notar que a relação entre você e seu filho vai ficar ainda mais forte.
Tudo indica que seu filho ainda não está preparado para ir a um acampamento. Para que ele se sinta confiante, é importante que você dê a ele espaço e oportunidade de desenvolver essa autonomia. Pense também no seu exemplo. De nada adianta querer incentivá-lo a ser independente e sociável, se você não interage com outros pais e mães. Para começar, no dia a dia, deixe que ele tome banho sozinho e escolha a própria roupa. Incentive-o a brincar com os colegas no prédio ou da vizinhança. Quando surgir o convite para dormir na casa de um amigo ou de um parente, conte como vai ser legal e aproveite o momento de arrumar a mala para comentar alguns detalhes de como vai ser passar a noite em outra casa. O próximo passo é uma viagem com a família de um dos amigos. Quando ele estiver mais seguro, é hora de dar aquele último empurrão. Mostre fotos do acampamento e promova uma conversa com uma criança que já foi e adorou.
Sítio Acampamento Nosso Sonho © 2019 Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento: Multi Design - Comunicação e Marketing.